Água saborizada é opção para garantir a hidratação no verão
A bebida auxilia na hidratação, é diurética, anti-inflamatória, antioxidante, termogênica, além de ser uma uma grande aliada no processo de emagrecimento
O início do verão no Brasil aponta para temperaturas mais altas e o Nordeste brasileiro, caracterizado pelo extenso litoral, vira destino para quem quer curtir o calor e os atrativos da região. Os especialistas alertam que nesta fase do ano é preciso ter mais atenção à hidratação e o consumo de água é essencial. A ingestão abaixo do recomendado é capaz de provocar dores de cabeça, falta de atenção e foco, baixa de humor, fadiga, ansiedade, entre outros sintomas.
Nutricionista ortomolecular, fitoterápica e esportiva da Clínica Anna Paola Noya Gatto, Alessandra Eichenberg destaca que no decorrer do dia é necessário ingerir no mínimo 35ml de água para cada quilo de peso: “Não devemos beber água apenas quando estamos com sede. Quando a sede vem já é um sinal de que o corpo já está com um início de desidratação. A água é responsável pela homeostase do nosso organismo e para o funcionamento dos nossos órgãos, tecidos e células”.
Uma opção para garantir a hidratação do corpo e tornar essa uma experiência ainda mais prazerosa é por meio da produção de águas saborizadas. “Esse é um complemento nutricional bastante interessante para uso no nosso dia a dia. Além de auxiliar na hidratação, é diurética, anti-inflamatória, antioxidante, termogênica, uma grande aliada no processo de emagrecimento, dependendo das combinações que forem usadas”, explica a nutricionista.
A profissional fez uma parceria com a Indústria de Bebidas São Miguel (ISM), multinacional que tem sede na Bahia e é responsável pela marca de água mineral Lôa. Alessandra indicou uma receita de água saborizada com hibisco, ameixa, hortelã e gengibre, com diversos benefícios à saúde.
De acordo com a nutricionista, o hortelã acalma o estômago sensível, reduz os enjoos e gases, estimula o sistema imunitário, previne câimbras, tem efeito calmante e evita oscilações de humor. O gengibre reduz a sensação de náusea, alivia a dor de cabeça, dores de artrite e dores musculares; previne a formação de coágulos no sangue; reduz os níveis de colesterol e glicemia; alivia o inchaço e regula a atividade intestinal. Já o hibisco auxilia no emagrecimento; reduz os níveis de colesterol; reduz a pressão arterial; evita a retenção hídrica e previne o envelhecimento precoce. A ameixa regula o intestino; dá mais saciedade; é antioxidante; aumenta a imunidade e ajuda no controle da pressão sanguínea.
Confira a receita de água saborizada proposta pela profissional:
Ingredientes
• 1,5 L de água Lôa
• 12 folhas de hortelã
• 2 ameixas (fruta) pequenas
• 1 limão grande partido
• 1 pedaço pequeno de gengibre
480 ml de chá de hibisco (2 colheres de sobremesa de hibisco-folha + 500 ml de água – deixar ferver a água, desligar o fogo, colocar as folhas imersas e deixar descansar coberto por 10 minutos. Depois é só acrescentar o restante da água).
Modo de preparação
Coloque o chá diluído na água em um jarro e junte as folhas de hortelã devidamente lavadas, o limão, o pedaço de gengibre descascado e as ameixas partidinhas. Leve à geladeira pelo menos durante 1 hora antes de beber.
Além de Lôa, a ISM, que tem fábrica em Alagoinhas (BA), leva ao mercado o suco Yulo, o energético EnerUp, o refrigerante Goob, a bebida mista GuaranUp e o chá gelado Drink T. Foi fundada em 1988, em Ayacucho, sul do Peru, e se tornou uma multinacional presente em sete países: Brasil, Chile, Estados Unidos, Haiti, Peru, Porto Rico e República Dominicana. Em 33 anos de existência, a ISM é reconhecida no segmento de bebidas não alcoólicas como uma empresa moderna, que investe em tecnologia avançada, focada na qualidade dos seus produtos, comprometida com o desenvolvimento profissional e a responsabilidade socioambiental. Durante a pandemia, a empresa já doou mais de 81 mil unidades de bebidas não alcoólicas a à ONGs, hospitais, creches e empresas que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.